VIVA SÁO JORGE, GUERREIRO!!!!

 

 

 

ruas da Catalunya

 

CATALUNYA

– Catalunya que tem a sua capital Barcelona, hoje comemora o dia de seu padroeiro Sant Jordi. Aqui as ruas se enchem de vendedores ambulantes com rosas vermelhas e estandes de livro, geralmente as mulheres recebem rosas e os homens livros, mas a cada ano as mulheres além das flores, GANHAM TAMBEM  livros. Vários lançamentos ocorrem de olho neste dia, tarde de autográfos acontecem durante todo o dia hoje, uma festa literária em todo país da Catalunya, como uma grande Parati durante o festival… um dos escirtores que sempre esta por aqui e participa do dia, é o portugues Saramago. As rosas vem embaladas nas cores e na bandeira català, um símbolo nacionalista que lembra que apesar de fazerem atualmente parte da España, aqui é um país com sua própria história, cultura e idioma. Assim, toda a Catalunya tem um jeito único de comemorar o dia de seu padroeiro. E por gostarem tanto de seu santo, aqui se transformou tambem no dia do livro, conta a lenda que o motivo é porque além de sáo jorge que morreu nesse dia , também em abril faleceu outro grande homem, o escritor de Don Quixote,  Miguel de Cervantes e provavelmente outro grande escritor o inglesSheakespeare.

as ruas se transformam em grandes livrarias intinerantes...

 

 

LENDAS E HISTÓRIAS Mas a fama de Sáo Jorge ultrapassa a Catalunya, protetor de vários outros países como Geórgia, Portugal ..esse Santo que nasceu poucos séculos depoi de Cristo, lutou pelo cirstianismo e se tornou um mártir náo só para a Igreja Católica, o mais popular de toda a Idade Média, esse santo que nasceu na Capadócia, atual Turquia foi criado na Palestina por sua máe viúva e seguiu os caminhos do pai, se transformando em um soldado…ele lutou até a morte pela sua crença no cristianismo chegando enfrentar torturas até a morte. Dizem que sensibilizada pela sua forca e fidelidade uma sacerdotisa pagá se converteu como cristá…essa lenda, foi tomando várias formas e esse herói com certeza inspirou vários contos no ocidente, até que chegou enfrentar um dragáo, defendendo uma nobre e do sangue da bestia morta floreceram rosas vermelhas…e é assim que com certeza essa deve ser a origem de vários contos de fadas: com dragáo , princesas, castelos e corajosos soldados. Mas, o incrível é que a popularidade desse santo ultrapassou o cristianismo, e ganhou o sincretismo de várias religióes: no sufismo Islá ele é reconhecido como um deus All-Khidr, nas seitas afro-americanas ele aparece como um dos orixás mais solicitados: Ogum, o guerreiro. Até no Japáo sua figura se mistura com a do deus trováo, Susana-ho. Hoje, estamos a centenas de anos depois falando dessa figura, sua bravura e fidelidade aos seus sentimentos…ele merece  preces, pedidos, agradecimentos,  e a minha sugestáo é popularizar o nosso costume català e que tal dar hoje uma rosa vermelha  a alguma mulher que você admire, a amiga, irmá, máe, avó, a senhora que cuida de sua casa ou do seu filho ou  presentear também um livro !

PATRICIA CASSEMIRO, 01:30 a.m…na diada sant jordi!

Anúncios

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Cultura, Eventos, Livros-Revistas. Bookmark o link permanente.

3 respostas para VIVA SÁO JORGE, GUERREIRO!!!!

  1. Muito bonita a festa. Ontem, na insônia, aproveitei pra ver Ensaio sobre a cegueira, baseado no livro de Saramago. Muito bom. Aliás, vi pela segunda vez. A feira de livros me lembrou a Fliporto, que infelizmente, a partir deste ano não será mais em Porto de Galinhas, mas em Olinda. Paty, não pare de mandar novidades pra gente. Adoro seus textos!

  2. Regininha disse:

    Paty, que texto antropologico! De verdade, eu nao sabia que a cataluña tem como padroeiro o nosso S. Jorge, que no nosso imaginário, está impresso no disco lunar, motivo de tantas estorias e lendas, contadas e recontadas por nossos familiares mais antigos, sobre o santo sentado no cavalo, combatendo e matando o dragao. O seu texto está fenomenal, muito imagetico, comos empre, pois assim é o seu estilo que dar prazer a quem le, pois se constroi imagem a partir do que voce conta, descreve, enfim, muito legal. Parabéns. besitos de salamanca. o congresso foi incrivel, logo te envio um correo.

  3. Sou devota de São Jorge!! Tenho imagens dele pela casa…santo guerreiro, protetor forte dos que lutam pela vida.
    bjs,
    Cris Morais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s