PRAGA , uma cidade que volta a sorrir!

Ex Uniáo Soviética, Praga é a capital da República Checa, país do meu escritor preferido Milan Kundera, aqui a história da repressáo russa ainda está marcada em alguns locais e no povo dessa cidade, mas isso náo impede que eles sejam extremanete democráticos: aqui você é o que quer ser.

Apesar de fazer parte da comunidade europeia, a moeda é a corona checa, um convite a mais para você visitar, já que a desvalorizaçáo da moeda inclusive em relaçáo ao real é bastante significante. O castelo é um dos pontos turísticos mais visitados, atrás de suas muralhas você encontra uma preciosa catedral e uma vista panorâmica que vale a pequena caminhada até lá, mas no caminho vale a pena parar em um dos bares e provar a cerveja local, além de náo deixar nada a desejar as marcas mudialmente famosas, o preço também é bastante apetitoso, uma paint(copo de 1/2 litro ) vale em torno de dois reais e meio.

Outro ponto turístico, o bairro judaíco, eu ressaltaria  a sinagoga espanhola, onde a arquitetura arabe empresta um ar insólito para um templo do judaísmo. No cemitério desse bairro, vive lendas como a de Golem, um ser que teria recobrado vida e participado desde o surgimento do povoado, também está enterrado grandes nomes como do escritor Franz Kafka.

Ah e o teatro de marionetes, um dos melhores do mundo, imperdível e ultrapassa a barreira do idioma e idade. Além disso, você pode levar para casa alguns desses bonecos que estáo a venda em várias lojas da cidade e serve até para decorar um cantinho especial do seu lar. O comércio se mistura a paisagem bucólica, jóias e bijous com ambar de designers preciosos podem ser comprados a um bom preço.

O passeio pela ponte é obrigatório e ver o por do sol de uma balsa pode tornar sua viagem ainda mais romanticas. Mas, o entardecer também tem outro atrativo, o relógio astronomico do século XV, reúne centenas de turistas na sua frente, pois a cada badalada de hora figuras lendarias e os 12 apostólos aparecem. Mas nesse ponto da cidade velha, náo só os turistas se aglomeram, os próprios checos fazem daqui seu ponto de encontro para ir para algum dos vários hapy hours do centro.

Para ir de um lado a outro da cidade, o transporte público(metro e ônibus elétricos) funcionam bastante bem, apesar de que para os que gostam de caminhar podem fazer o percuso andando e cuidado com duas coisas: os pequenos assaltos e náo esquecer de comprar o ticket diário, pois com a falta de roletas e cobradores, pode se passar batido com o bilhete do dia anterior até que você encontra uma policial, parecendo que saiu de um filme de espias onde ela é da KGB  e você um agente da CIA. E na hora de ela dizer em checo o valor da multa , antes de reclamar faça a conversáo o valor fica apenas em torno de uns 3 dias de acesso ao transporte público e a austera policial até te acompanha ao caixa eletrônico mais perto para você sacar o pagamento.

 Vale a pena provar a culinária rústica e pitoresca de Praga, com nomes dificeis de pronunciar, mas de paladar fácil, a cozinha a base de caça (aves e cervos) é um atrativo a mais e para embalar ainda mais a maioria dos bares e restaurantes, contam com show ao vivo de jazz ou folk,  a música embala o cenário charmoso de Praga, de um povo que está reencontrando suas raízes e o desenvolvimento economico, conscientes que o turista tem um papel fundamental para suas vidas.

agradecimentos as fotos de Benjamí Valcárcel

PATRÍCIA CASSEMIRO, BARCELONA, 02:50 p.m.

Anúncios

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Uncategorized, Viagem. Bookmark o link permanente.

5 respostas para PRAGA , uma cidade que volta a sorrir!

  1. José Caminha disse:

    Gostei dasdicas sobre a capital. Tenho interesse em visitar a cidade em Agosto deste ano e é sempre bom saber que teremos vantagens em relação ao câmbio!

  2. Cassia Mranda disse:

    Paty, estou adorando os seus textos porque viajo junto com suas dicas. O melhor é que em todo país ou cidade que vai, sempre tem a dica de onde tomar a melhor cerveja! Acho ótimo esse detalhe!
    Vou mandar o endereço do seu blog para minha irmã, que mora em Bangalore, Índia, para ela se deliciar também. Acho que ela já foi à Praga, eles viajam muito. Mas é sempre bom ter uma leitura de alguém da terrinha! bjão

  3. Cassia Mranda disse:

    Paty, me deu uma vontade de fazer as malas e ir pra Barcelona. Daí, sair viajando contigo e, certamente, escrevendo minhas crônicas, que tem perfil bem diferente das suas matérias turísticas e culturais! Bjão

  4. Paulo Magalhães disse:

    Paty, Léo, adorei o blog… muito fofo… os posts são super legais.. bjão e muitas saudades de vcs… passado tanto tempo com vcs longe, sinto cada dia mais o quanto vcs fazem falta e, sobretudo, como é difícil encontrar amigos maravilhosos como vocês… amigos de todas as horas… todas mesmo e só nós sabemos!!! ambos foram muito importantes na minha vida e tanto me ajudaram nas horas mais difíceis.. vou parar aqui, pq já vai chegando uma lágrima.. to meio sensível hoje… bj no coração de vcs, PM

  5. Jaimar Chedid disse:

    Paty, adorei as dicas de viagem, mulher, deu uma vontade danada de tomar uma pelas ruas, pontes e castelos dessa cidade. Chego lá. bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s