BARCELONA, minha casa…

BARCELONA– Capital da Catalaunya,que é um dos países que estáo dentro da grande España. Barcelona viu nascer o anarquismo, o modernismo, visitar esta cidade é descobrir algo que se parece com você talvez o seu lado mais louco e mais brincalháo. Para visitar tem que ir no cartáo postal, a Sagrada Família, obra inacabada do pai do modernismo Anthony Gaudí, que tem tantos detalhes por fora, como um beijo de judas em jesus… que mesmo os daqui, aconselham náo precisa entrar dentro…a beleza maior é arrodear por suas calçadas esse templo que foi o sonho do grande mestre Gaudí, que nos seus últimos dias teve que sair de casa em casa fazendo cota e vaquinha para seu projeto… mas, valeu a pena…Barcelona das Ramblas, e seus mimícos, como se diz aqui mimos…encontrar un tunderkate ou uma estátua de liberdade nessa rua, náo é dificil…como vemos o detalhe da foto..ainda descendo até o colom, nosso colombo, encontramos a boqueira…ou o Mercat de San Joseph…onde tem um pedacinho de cada parte do mundo para vender, tem que tirar essa foto e náo se preocupe de passar recibo, aqui quase todo mundo é turista…e náo resiste a pousar diante de mímico ou da boqueria, mas para os dessa cidade ou catalàes querem mesmo é encontrar um produto mais fresquinho para levar para casa, ou como meu marido, um bom vinho grego que ele encontrou por lá e agora descobriu que tem um stand só para vender as coisas desse país…

ah! aqui o idioma é catalào, e por favor, Náo é DIALETO, e se você já foi no museu de língua portuguesa, aí em Sampa, vai observar que esse Idioma latino surgiu como língua irmá de nosso português, tá lá registradinho….apesar de todos aqui serem bilingues, se vc ensaia algumas palavrinhas no idioma local, mesmo que eles te respondam no automático no espanhol, vale a pena….mostra que você os respeita e é um dos deles…e quem acha que nunca ouviu, nunca ouviu a música de caetano veloso: Vaca Profana, aqui vai o trecho:

No mais, as “ramblas” do planeta
“Orchta de chufa, si us plau”
No mais, as “ramblas” do planeta
“Orchta de chufa, si us…
Ê, ê, ê, ê, ê,

si us plau: por favor, Orchata de chufa: um tipo de bebida com leite…que vale provar, mas náo é das minhas preferidas, logicamente caetano aprimorou pelo trocadilho fonetico em português….mas, é catalào puro e corrente. Mas, deixando a gramática de lado…vale a pena ir até o parque Güell, onde aqui também vemos um pouco mais da obra de Gaudí, uma vista sem igual e nos detalhes nos perdemos, a foto concorrida diante da salamandra barcelonesa, onde clicamos o sobrinho Chico Cassemiro, é só o comecinho para se deliciar com os corredores, passagem e encontrar algum músico erudito ou caça moedas nesse parque, aqui, tem que reservar pelo menos uma tarde da visita a esta cidade para apreciar..

aí, aí, entre palau da música, casa batló, fundaçáo joan miró, museus maravilhosos como o moderno e o de ciência natural, o camp nou do meu Barcelona…que na próxima semana deverá estar levantando a taça da liga, tem coisas únicas nessa cidade. Para os amigos de coraçáo já sabe…”meva casa, teva casa”, para os conhecidos contem comigo para ir dar uma volta e se perder nas rondas do planeta…e para os que náo conheço podem escrever que descubro e mando para vocês um roteiro único…

agora mesmo, to esperando minha amada Manoella Valadares despertar e o maridáo para ir a alguma exposiçáo e tomar algo na champanheria…e assim, me dar mais e mais vontade de mostrar um pedacinho desssa nova casa para vocês… no detalhe das fotos brindando três grandes maravilhosos homens na minha vida: Bruno Cassemiro e Chico Cassemiro, meus amados…e meu catalào motivo do meu novo endereço: Benjamí Bravo…que é a única coisa que náo vou compartir com você por aqui… adeu siau i molts petonets …(tchau e beijinhos)…ah culinária, um outro capítulo…

 

 

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Arquitetura, Arte, Beleza, Cultura, Curiosidade, Ecologia-Natureza, Uncategorized, Viagem. Bookmark o link permanente.

4 respostas para BARCELONA, minha casa…

  1. Regininha disse:

    Massa. os sobrinhos sao dois fofos, gatinhos. beijos mil, saudadesss.

  2. Cassia Mranda disse:

    Paty, gosto muito de viajar pelos seus textos. São minunciosos, e é como se estivéssemos vendo tudo que descreve. Vá passear, leve Manu e maridão para se divertirem juntos. Nada melhor do que um final de semana com amigos em Barcelona! Dá um beijão na Manu por mim.

    Beijos pra tu!

  3. Catalata disse:

    Orchata de chufa com leite? Onde?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s