café grego, turco… como fazer?

CAFÉ- O café é protagonista de muitas histórias, eu náo tomo café mas, náo posso negar a preciosidade que é o cheiro de um cafezinho… humm. Para quem é fumante ou náo, no trabalho a hora de um cafezinho é sempre a hora de respirar e quem sabe desabafar do chefe carrasco ou do cliente pé no s…. ou  confessar que esta apaixonada pelo colega da mesa ao lado.

 O café sempre teve um status, depois que caiu no gosto popular como no Brasil e em várias partes do mundo, tornou-se uma bebida diária transformando-se no acompanhamento perfeito do páo nosso de cada dia… vale a pena saber que ele tem especialistas tanto quanto o vinho, no caso do café é o barista o seu especialista… e tem histórias belíssimas…um dos belos livros de ficçáo que já li foi o romance: Os sete aromas do mundo… belo, encorpado e sensual como me parece ser um bom café.

Hoje vamos ensinar como fazer um dos cafés conhecidos como gregos ou turcos…. 

IGREDIENTES (para duas porçóes):

2 colheres de café

2 xícaras de água

2 colheres de açúcar

 

COMO FAZER

coloque tudo junto num brick, brick é esse bulezinho pequeno, que pode ser fácilmente adquirido no ebay e pode custar em torno de 60 reais incluindo o frete de entrega. Dizem que um dos melhores sáo os egipícios, mas enfim, vale ter em casa e variar seu cafézinho com cultura e estilo. Voltando, coloca-se tudo no brick e leva ao fogo, antes de ferver, veremos que se forma uma capa cremosa, antes que essa capa derrame e saia do brick, tiramos do fogo, servimos as xícaras com o creme de cima e depois é só preencher com o café…hummmmm

Esse café dependendo do país onde estejamos se chama de café grego, café turco ou chiprota… mas, o mais interessante de tudo é que muitos dos cafés moídos vendidos na Grécia esta nossa bandeira brasileira, pois os gráos vem de nosas plantaçóes… entáo é só comprarmos o brick e variarmos, afinal as cafeteiras expressas nem sempre nos trazem sabores de táo longe e táo variados… e o cheiro quando começa a ferver esse café no fogáo é inebriante… meu marido é adicto de café…

bom proveito!

Estou de malas quase prontas para ir passar uns meses no Brasil, será que já estou sentindo o cheirinho do café de lá…

PATRÍCIA CASSEMIRO, BARCELONA , 09:44 a.m

 

 

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Cultura, Curiosidade, Gastronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para café grego, turco… como fazer?

  1. This brings me to an idea:…

  2. Great idea, thanks for this post!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s