BODODRÓMO, um lugar para se deliciar…

No sertão de Pernambuco, em Petrolina, terra da agricultura irrigada , a vez sempre é da carne de bode, consumida em grande escala na região. Para isso, moradores e turistas da cidade tem o Bodódromo , o  maior complexo gastronômico de degustação da carne de bode do mundo. 

Instalado ao ar livre, o espaço de 28350 metros quadrados conta com 10 restaurantes, 22 quiosques, banheiros, churrasqueiras e uma área exclusiva para festas. Os quiosques são bem diversificados, comercializando do artesanato ao lava jato, além de sorveterias, pastelarias, banca de revistas e jornais, salão de beleza e por aí vai… 

Atraídos pelo apetite, pessoas  de várias partes do país chegam diariamente ao Bodódromo para apreciar, além do tradicional bode assado, os mais de 20 pratos derivados dos caprinos e ovinos. E muitos se impressionam com a versatilidade das receitas oferecidas pelos restaurantes: nelas, o bode aparece guisado, assado, em espetinho, na buchada, no sarapatel, na pizza… 

Depois da matéria da nossa colaboradora SORAIDE CAVALCANTI de PETROLINA- PERNAMBUCO- BRASIL, deixamos para vocês uma receita desse prato nordestino que já faz parte das iguarias e para quem não tiver oportunidade de chegar até lá provar nossa receitinha…

 

  • Um espaço dedicado para a culinária do bode...

  • IGREDIENTES
  • 2 kg de colchão de bode
  • 1 maço de manjericão
  • Sal, pimenta do reino e colorau
  • 2 copos de vinho tinto seco
  • 1/2 xícara de maizena
  • Alho e cebola picada e tomates a gosto
  • Molho shoyo
  • MODO DE PREPARO

    1. Corte a carne em pedaços médios, tempere com alho, pimenta do reino, colorau, a cebola picada e tomates a gosto
    2. Deixe em uma vasilha por 2 horas pra tomar gosto
    3. Depois leve pra cozinhar
      Molho:

    1. Junte os copos de vinho tinto seco, a maisena
    2. Leve ao fogo brando
    3. Em seguida acrescente as folhas do manjericão até elas ficarem cozidas, mais ou menos 3 minutos
    4. Em seguida retire do fogo e adicione a carne de bode já cozida, e aqueça por mais 5 minutos em panela tampada e sirva
    5. Nota importante: Esta receita é originalmente feita em panela de barro e fogo a lenha ou carvão

    SORAIDE CAVALCANTI E PATRÍCIA CASSEMIRO, PERNAMBUCO, 13h00

    Sobre gate4

    Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
    Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, 4.Jo VICTOR,Participação, Gastronomia, Recife-Pe, Uncategorized, Viagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

    8 respostas para BODODRÓMO, um lugar para se deliciar…

    1. Nilton Leal disse:

      Realmente o Bododrómo se consolida ha cada década como um grande espaço gastronômico e de indentidade cultural. O local também funciona hoje como um cartão postal da cultura e gastronomia sertanejas. Lendo essa matéria viajei quilômetros e voltei a me imaginar nesse sertão abençoado pelas águas do velho chico, e que possui uma gastronomia maravilhosa. Parabéns adorei o texto!!!

    2. Regininha disse:

      meninas, isso é de dar água na boca, eu ja me empanturrei algumas vezes desse bode bododromo, e asseguro que é para cair a água da boca só em pensar na incrivel mescla de temperos que dar sabor as diversas formas de se fazer esse tipo de prato tao apreciado no setao nordestino, ufa, Petrolina me aguarde.

    3. Betania Sampaio disse:

      Meninas……..Apesar de ser uma nordestina, nunca comi Bode, mas só de ver este feijão verde e esta farofa, estou com água na boca….parece estar tudo de bom! Bjs

    4. john locke disse:

      Mmmmmmm…… já só o nome faz água na boca…..Bodódromo……adéus a dieta….

    5. Belmiro disse:

      blz demais! como bom nordestino vivendo há mais de trinta anos no Sudeste, só ao ler o texto e ver a receita deliciosa , voltei no tempo que morava no sítio e que eu me deliciava com essa carne deliciosa…carne de bode tem sabor e cheiro da minha infância
      Belmiro-Sorocaba

    6. brenda cavalcanti disse:

      só comendo para ver realmente a delícia e o mais interessante.: a carne de bode é 50% mais magra e possue menos colesterol que a de boi
      fica a dica para quem nunca se deliciou. além das maravilhas do Vale do São Francisco, região promissora, os visitantes ainda podem se empanturrar com tal iguaria. Parabéns pela matéria

    7. leda maia disse:

      Nossa…fui ao bododrómo me apaixonei, pena nao ter ido outras vezes pois moro em Sao Paulo,mas pode ter certeza qu quando for a Petrolina irei de novo.

    8. sammyla miranda disse:

      eu moro em Petrolina ja comi varias vezes la
      concordo q é 1 delicia!

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s