Turismo: lagoa glacial em plena Espanha

ESPANHA-Sair por ai seria a dica para os domingos de setembro para quem estar de passeio ou morando na Espanha, aproveitando os últimos raios de sol do verão europeu. Propício sem sombra de dúvidas a pequenas excursões até as montanhas, praias ou lagos. Saímos de Salamanca, Vicente, um hispano-brasileiro, Daniela, italiana e eu, brasileira, nordestina do Ceará, em busca da aventura e prazer de se pegar a estrada, numa manhã ensolarada, com céu azul. Especificamente em direção a região paradisíaca do Lago de Sanabria, na província de Zamora, que pertence à região de Castilla y León, centro da Espanha. A viagem demora cerca de duas horas e meia até ao destino, ou seja, ao lago.
O carro, à medida que percorre a rodovia, vai deixando para trás a zona seca do verão causticante, que este ano, castigou impiedosamente a Europa. Adentrando uma zona verdejante, segue entre curvas e mais curvas, pela Serra de Culebra, em seguida por outras como: Secundera, Cabrera Baja e Gamoneda, passando pelos rios Cárdenas, Segundera e Tero, região cortada por numerosos bosques e vales, desfiladeiros formados no período glacial. A mudança da vegetação, quase na fronteira com a Galícia, é percebida levando-se em conta o tipo de flora e clima mais ameno.
O entorno do Lago, definido pelo humanista espanhol Miguel de Unamuno como “Espejo de Soledades” (Espelho de solidão), realmente transpira alguma coisa do passado, de eras glaciais, resultado dos pequenos arroios que surgiram a partir do desgelo dos picos nevados. Também conhecido como “Lago de San Martin de Castañeda”, a partir de um mosteiro com esse nome, é um dos lugares na montanha espanhola que se pode visitar em qualquer época do ano, pois em cada estação se mostra peculiar, com diferentes atrativos. No verão é cenário ideal para banhistas, que disputam cada centímetro das suas praias de areias brancas como Custa Llago, Vega de Tero, entre outras, onde se tem a opção da prática de esportes náuticos. O turismo encontra seu ponto alto aí, na diversidade de restaurantes e bares com uma gastronomia de sabor regional e bebidas para todos os gostos.

Esse é um texto da nossa colaboradora Regina Clara Aguiar, jornalista e doutoranda de Antropologia. Mais uma amiga mochileira, viajante de idéias, lugares e recantos que dividem conosoco a descoberta de suas novas paisagens.

Patrícia Cassemiro, Recife, 21h15

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, 5.CONVIDADO ESPECIAL, Viagem. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s