Religião: Judaísmo, Islamismo, Budismo, Cristianismo

Minha filha esta fazendo um curso que é oferecido pela Escola Viva,  tem uma proposta diferente sobre religião de tudo que já vi até hoje. O meu filho, dois anos atrás fez este curso, apesar de estudar em outra escola (aluno de outra Escola também pode).

Maria Inêz, a diretora da Escola, que ministra o curso, sentiu a necessidade de criar este curso quando sua neta começou a fazer varias perguntas sobre religião, Inêz disse  que apesar de ser católica não conseguia responde-las, daí resolveu juntar-se a neta e algumas colegas da neta (também com duvidas) e formaram um grupo, começaram  a estudar, debater sobre cristianismos e outras religiões. Daí surgiu o Primeiro ¨Curso de Religião da Escola Viva¨.

Não é apenas uma aula de religião, o curso tem vários diferenciais: O curso tem duração de 1 ano. Criança com idade media de 8 a 12 anos aprendem sobre as quatro principais religiões: (essas são as mais antigas, que serviram de fundamento para as demais). Judaísmo, Islamismo, Budismo e Cristianismo. 

Como é ensinado temas tão diferentes e profundos?  (vcs devem estar se perguntando) A maneira que a Inês encontrou é perfeita para crianças, e tambem para adultos, aprendi muito mais sobre religião ao lado dos meus filhos do que em toda minha vida, de maneira lúdica, (para esta idade que é perfeito) e de uma maneira pratica, ou seja, as crianças vivenciam: conhecem as pessoas das diversas religiões, como é realizada a ¨o Ritual¨, além de conhecer os lugares físicos que são ministrado o ¨a Cerimonia¨.

templo budismo

Oferecendo incenso no Templo

 

Como é feito?  Exemplo do Budismo: foi nosso primeiro tema, as crianças estudam, lêem, assistem  filme (¨O Pequeno Buda¨) daí é marcado uma palestra com um ¨Budista¨, o interessante é que os pais são chamados a participar, todos fazem perguntas, são tiradas duvidas de uma maneira bem espontânea, na verdade os pais até curtem mais que as crianças.  Em outro momento ¨este representante e a Inês¨ levam os pais e as crianças (no ônibus fretado pela escola) para o local que  são realizada a ¨ a Cerimonia¨, no caso ¨um Templo Budista¨.

Eu acho este curso de uma ¨riqueza profunda¨,

1º As crianças conhecem as diversas religiões e alguns pais dão a liberdade de escolha, pois por ultimo é ¨Estudado o Cristianismo¨ e as crianças e as famílias escolhem se querem as crianças deverão fazer ou não ¨A PRIMEIRA COMUNHÃO¨

2º Aprendem a entender  conviver  com a diversidade. No grupo do Victor tinha crianças judias, Budistas e até um que disse ¨Inês posso ser Ateu?¨. 

3º Não sabemos do futuro dos nossos filhos, com quem vão se relacionar, caso eles casem com pessoas de outra religião é importante conhecerem e respeitarem o esposo(a) e as famílias. Meu irmão, por exemplo, casou com uma nissei, ou seja, outra religião, outros costumes.

Gente!!!!! Eu ia faz um post sobre a visita de ontem ao Templo Budista, comecei a explicar sobre o curso ….ficou enorme o Post.

Tive uma idéia: A medida que for aprendendo e visitando outros lugares vou postando.

Betânia Sampaio, São Paulo 20:50hs

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, Cultura, Curiosidade, Curso-Palestra, Eventos, Mães e Filhos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Religião: Judaísmo, Islamismo, Budismo, Cristianismo

  1. Pingback: Templo Budista HONPA HONGWANJI | Gate04.com

  2. Pingback: Islamismo | Gate04.com

  3. Pingback: Espirítismo | Gate04.com

  4. Pingback: ISLAMISMO | Betania Sampaio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s