Brasil, o que tem haver com Halloween?

Leo, aqui no Brasil, cada vez mais se comemora Halloween, isso me incomoda. Posso até ser ¨Rigida¨, minha maior critica é ver uma festa com características locais fazer parte da Educação das crianças, me preocupa, pois na Escola do meu filho quando ele tinha cinco anos (sete anos atrás) ¨a Escola pediu para as crianças se fantasiarem de Halloween¨ achei um absurdo. Claro que se deve comemorar esta data caso a escola tenha alguma relação com USA, que não é o caso, existe alguns casos que tudo bem, por exemplo em cursos de Inglês é totalmente pertinente, em empresas americanas e etc.

Não entendo aqui em São Paulo se comemora pouco nosso folclore, festa juninas, carnaval, e por ai vai. Por que será que acontece isso ???

Quer ver uma coisa!!! Qual a criança hoje em dia sabe que na época de carnaval junta-se um grupinho montando um bloco, alguns fantasiados, fazendo uma batucada pelas ruas, passando de porta em porta (na vizinhança), que chama-se de ¨Ala Ursa¨ e as crianças cantam: ¨ALA URSA QUER DINHEIRO QUEM NÃO DER É PIRANGUEIRO.¨  

Paty e Leo, o primeiro vídeos não esta muito legal é só para relembrarem da canção, o segundo esta melhor, só não vale chorar.

Nada de… doces ou travessuras… O que é isso????

 Apesar da Globalização sou contra estas valorizações exageradas e copia da cultura de outros países, o pior é ver que estas comemorações começam ser tema diário, inclusive sendo assunto de programas de televisão o que com o tempo permitirá fazer parte da ¨suposta cultura do Brasil¨.

Pra terminar um momento de nostalgia para este momento da nossa cultura, vejam a Musica

Beijos, E Saudades…..  Betânia Sampaio, 22:40h

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, Cinema, Cultura, Eventos, Música, Recife-Pe e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Brasil, o que tem haver com Halloween?

  1. gate4 disse:

    betaaaaaaaaaaaaa

    sempre que vejo os meninos pedindo doces e moedas, lembro o ala ursa, acho que temos mesmo que valorizar nossa cultura, é a tendência depois da massificaçáo da internet e a tal GLOBALIZAÇÁO. Mas, se o povo ta afim de curtir a cultura dos outros, é relaxar deixar rolar…afinal…. o que realmente é nosso??? seria apenas a cultura indígena, até pq uma porrada de coisa vem da ÁFRICA , outras tantas dos patrícios LUSITANOS… O MUNDO SE MISTURA… se mexe, será que vc mesmo é ALAGOANA, PERNAMBUCANA OU PAULISTA… relaxar e viver o que aparece…
    PATY CASSEMIRO

    • gate4 disse:

      Paty concordo com vc.
      Não sou TÃO radical, mas o que me preocupa é a falta de esclarecimento das origens para as crianças, afinal é diferente nossa leitura como adultos, como diz um amiga: ¨as crianças nascem com o HD vazio, temos ter cuidado com que colocamos dentro¨. Bjs

  2. Newton disse:

    Concordo inteiramente com tudo o que voce escreveu. Isso mesmo, nao se trata de ser radical, preconceituoso. ADORO Halloween. Eh a ocasiao que mais me identifico aqui, nos EUA. Dentre todas as celebracoes, eh a que mais aprecio e curto. E eh a UNICA que realmente vibro. Porem…nao tem nada a ver o Brasil ficar comemorando esta festa ja que nao tem qualquer identificacao cultural com a mesma. Devemos sim, preservar as nossas proprias festas, nossa cultura. De fato, nao vejo Sao Paulo por exemplo, comemorar o Sao Joao. Mas esta cada vez mais popularizando o Halloween, que nao tem nada a ver com a nossa ‘brasileiridade’. Uma pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s