Borsoi (1924-2009), meu Mestre

Borsoi Arquiteto

Escritorio do Borsoi em Boa Viagem - PE 08/01/09

¨À  ACÁCIO BORSOI, Hoje com a massificação das faculdades de arquitetura pelo País, temos logicamente um crescimento proporcional de arquitetos no mercado de trabalho. E é uma pena que poucos se encaminham na direção de uma produção de arquitetura de qualidade e ética com respeito aos “cânones” da “Arte real”. Acácio Borsoi buscava. Buscava sempre se renovar a cada projeto. Incansável na busca de soluções que simplificassem o objeto arquitetônico resultante. Ele sentado em sua mesa no escritório do Recife. Exercendo o nobre oficio, a sua mente parecia estar em um eterno borbulhar de idéias. Que resultavam em traços vigorosos para uma arquitetura renovadora. O seu trabalho não era resultado de um sentimentalismo simplista. Mas de um vigor baseado no conhecimento e na manipulação do abstrato que se tornava concreto.

Foi-se ele para a outra dimensão. Para quem sabe continuar a desenvolver suas idéias criando a arquitetura quadridimensional. E de lá, observar com amor as suas crias: filhos e alunos e aqueles que tiveram o prazer de conviver com esse verdadeiro ser humano feito arquiteto.¨ Esteja na paz, Acácio BorsoiLuiz de Assis.

Estou tentando fazer um Post para o Borsoi desde o dia que recebi o e-mail da minha amiga Tereza Borsoi (quarta-feira), comunicando sobre missa de um ano do seu falecimento, pra mim tenho sempre tantas coisas pra falar sobre Borsoi, meu grande Mestre, meu grande Amigo. Quando fui comunicada sobre o seu falecimento, há um ano, tinha muita vontade, mas, não consegui escrever nada.

Borsoi, não é necessário falar da genialidade deste mestre Arquiteto, que com sua humildade sempre ensinou tanto. Quero falar de como fui feliz em trabalhar e conviver com ele, conheci Borsoi em 1986, no primeiro ano que entrei Faculdade de Arquitetura de Urbanismo de PE, fui convidada pela sua nora, que na ocasião era também minha professora, para estagiar no escritório do Borsoi e Janete Costa.

Foi lá que tive a oportunidade de começar minha vida profissional, aprender muito e conviver com tantas personalidades da Arquitetura Brasileira, Borsoi tinha contato com muitos Arquitetos, era uma pessoa extremamente comunicativa, e bem relacionada, sempre soube fazer bem o Marketing do Escritório, não podemos esquecer a grande mulher que faziam a composição perfeita, Janete Costa

O conteúdo absorvido ao trabalhar com Borsoi era indescritível, claro para quem quisesse adquirir, tinha muitos estagiários no escritório, a oportunidade era para todos, mas nem todos se aproximavam, lembro que quando percebia, no final do dia, Borsoi um pouco livre, sentava ao seu lado e começava a questioná-lo, queria saber sempre da sua opinião sobre os diferentes temas,

Borsoi fazia alguns projetos em parceria como, por exemplo, o Paisagista Burle Marx, tive oportunidade de conhecê-lo, assim como outros Arquitetos Lucio Costa, Oscar Niemeyer tive a feliz oportunidade de passar uma tarde inteira no escritório do Oscar conversando conhecendo seu trabalho (mostrado por ele) e tudo por intermédio do Borsoi é claro aos 23 anos eu tinha uma sede de conhecimento, sabia que tinha que aproveitar ao maximo a oportunidade que Borsoi me proporcionava.  Cheguei a trabalhar um período no Escritório do Edison Musa no Rio, foram tantas aportunidades do lado do Borsoi (agarrava todas) que passaria o dia todo aqui contado.

Borsoi foi a pessoa que mais me incentivou a sair de Recife e conhecer outros mares… passei um período na casa dele no Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de conviver com aquela familia maravilhosa, lembro até hoje que naquela casa se respirava, conhecimento, Cultura, Arquitetura, Arte, sentar a mesa com Borsoi, Janete Costa e Roberta Borsoi (filha) era uma aula diária, com diferentes gerações, o incrível é que era tudo muito natural, pois a Arquitetura faz parte de gerações e gerações de Arquitetos, Designs, Artistas da familia.

Depois resolvi ir a São Paulo, tinha um super trunfo; dois cartões de apresentação do Borsoi, falei: (com a minha ingenuidade e impulsividade da idade)

– Pesquisei os melhores escritórios e gostaria de trabalhar em um dos Escritórios do Ruy Ohtake e Croce, Aflalo & Gasparini (hoje Aflalo & Gasperini).

Lembro que o Borsoi ficou meio assustado com a minha confiança, disse:

-Calma Betânia, vc é recém formada e não è fácil conseguir um trabalho em São Paulo, as pessoas não são tão acessíveis como em Recife, Acho até difícil eles te receberem. Quem me conhece sabe que quando quero uma coisa é difícil me segurar. Muitos devem lembrar, era uma época em que o País estava passando por uma super crise um enorme desemprego.

 Cheguei a São Paulo num domingo, na segunda chorei o dia todo, estava com muito medo, mesmo assim marquei uma visita nos dois escritórios que queria trabalhar para o dia seguinte, numa terça-feira à tarde marquei na seqüência uma entrevista com Ruy Othake e com Gasparini.

Agora Pasmem!!!! Os dois falaram: Pode começar amanhã. Eu ainda tive que escolher onde queria trabalhar.

Vou Postar as ultimas fotos que tirei com Borsoi, na virada do Ano de 2008-2009, fomos ver a queima de fogos na Praia de Boa Viagem e quando fui visitá-lo no escritório em Boa Viagem-Recife-PE, ele estava lá aos 85 anos trabalhando, 8 de janeiro de 2009.

Betania Sampaio

Acacio Gil Borsoi e Betânia Sampaio 01/01/2009


Betania Sampaio

Borsoi e Carolina Sampaio 08/01/09

Ah! quer saber quem foi o Arquiteto Acácio Gil Borsoi, fiz uma pesquisa e indicarei alguns links para saber mais sobre ele. Revistas ARCOWEB, PINI, blog ArqPB, Blog da Construmet

 A missa de um ano do seu falecimento. Será celebrada dia 03 de novembro, quarta feira, às 20:00 horas, no Mosteiro de São Bento em Olinda-Pernambuco.

Arqº Betânia Sampaio – São Paulo 13:40h

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, Arquitetura, Arte, FAU-PE amigos de sucesso, Reflexões-Poesia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Borsoi (1924-2009), meu Mestre

  1. Pingback: Acácio Borsoi, um Ano de Saudade. | Gate04.com

  2. Pingback: FAU-PE Confraternização da Turma de 1991 | Gate04.com

  3. Pingback: A parte, as partes e o “Todos”, por Álvaro Moreira | Gate04.com

  4. Pingback: Observações aos amigos, por Luis Augusto | Gate04.com

  5. Pingback: Betânia Sampaio em entrevista | Betania Sampaio

  6. Pingback: Acácio Gil Borsoi e Janete Costa | Betania Sampaio

  7. Pingback: Acácio Gil Borsoi e Janete Costa | Gate04.com

Deixe uma resposta

