Judaismo

JUDAISMO- Tida como a mais antiga religiao monoteista entre o Islam e o cristianismo, completa com estas as religioes conhecida por terem um livro sagrado. O judaismo, e a unica que alem da religiao esta inserida na cultura e tradiçao judaica.  Tem como livro sagrado o Tora, que vemos em detalhe na foto.

Apesar de ter alguma origem judaica por parte paterna, a verdade e que infelizmente conheço o suficiente que qualquer leigo conheceria. Algumas quantas belas sinagogas pelo mundo, um pouco da historia, a minha busca de conhecer as religioes, por ser ROSA CRUZ (amorc) e tambem por termos em nossa Recife, a primeira Sinagoga das Americas , Kaha Zur Israel, construida em 1636. Os judeus que moravam no bairro do Recife, infelizmente foram expulsos , mortos e convertidos ao catolicismo pelos Holandeses que invadiram nossa cidade, motivo real como sempre Economico, pois temos que dar a mao a palmatoria que essa cultura que sabe lidar com a moeda emprestava dinheiro e muitas vezes quem tinha o poder via na expulsao a forma mais facil de pagar suas dividas. Alguns judeus sobreviveram e hoje existem uma comunidade na capital pernambucana e outros escaparam de barco e foram para Nova York e fundaram hoje a comunidade judaica que existe la, tudo isso e comprovado, documentado e reconhecido pelos judeus novaiorquinos. Aqui no Recife, nao so funciona a Sinagoga na rua Bom Jesus do nosso Recife Antigo, depois de seculos parada e reaberta em 2002, como tambem o centro de cultura da comunidade judaica. Vale a pena visitar, conhecer de perto o Tora, como eles na verdade buscam o encontro com Deus e a palavra sagrada. Ai, no centro podemos encontrar tambem algumas referencias de um dos meus sobrenomes. O importante que acho e ate discuto aqui no meu trabalho que tem pessoas de varias culturas, inclusive alguns mulçumanos e que a educaçao religiosa dar força a seguirmos em frente, apesar de conviver tambem com a maioria dos espanhois que acreditam que a religiao atrasa e alimenta a ignorancia, na minha forma de ver, acredito que pensem assim por terem tido uma ditadura recente onde a Igreja Catolica abusava junto ao ditador do poder. Mas, isso e assunto para outro post… agora na verdade deixo meu respeito por todas as culturas, religioes, filosofias, escolas e formas de pensar onde busquem a paz e uma evoluçao no bem comum. E fica a opçao de conhecer esse belo monumento arquitetonico. Shalom!

Patricia Cassemiro, Barcelona

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Arquitetura, Arte, Cultura, Recife-Pe, Religião, Uncategorized, Viagem e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Judaismo

  1. elenice godoy disse:

    Estou adorando esses temas que vcs estao enfocando. Tenho salvo as informaçoes para minhas aulas (1º Islamismo, 2º Judaismo) aguardo os proximos. Parabens!

    • gate4 disse:

      Elenice, ola
      Esta estória começou assim… minha filha esta fazendo curso de religião e os pais podem e devem acompanhá-las nas palestra e onde são realizados os cultos, daí fui postei o primeiro explicando, fui gostando da experiência…. postei o segundo…. a Paty postou sobre Judaísmo e estamos ai falando sobre religião e tem muita gente curtindo. Aqui explico mais: http://migre.me/1rKNA
      Ah! já teve Budismo http://migre.me/1rJEe
      Abraço Betânia

  2. Pingback: Islamismo | Gate04.com

  3. Pingback: Espirítismo | Gate04.com

  4. Pingback: ISLAMISMO | Betania Sampaio

Deixe uma resposta

