Meu lugar preferido em 2010: natal em casa! #meme 8º

NADAL A BARCELONA-Meu lugar preferido é sempre saber que vou passar natal com os meus na nova terrinha Barcelona, BON NADAL, como se diz em cataláo, você deve perguntar…mas, seu lugar preferido ainda esta para acontecer…lógicooooo, sei que posso correr o mundo, inclusive pretendo passar reveillon de 2012 no meu Brasil, depois de 8 anos sem passar fim de ano, mas o natalllllllll…bem me apaixonei pelo daqui… por isso deixo umas curiosidades dessa cultura para compartilharmos…

Fim de Ano, papai noel, bolas, arvores de natal, neve, frio, reunir toda a familia, cena, renas, esses sao simbolos usuais da maioria de todos os lugares onde se comemora a noite de natal e o almoço natalino. Mas, aqui em Barcelona existem detalhes para essa noite especial… algumas figuras simbolicas e as tradiçoes de nosso pais que na verdade vive inserido dentro da grande España, mas que tem seus proprios detalhes…

EL CAGANER- uma figura totalmente catalana, o cagador sempre se coloca nos presepios, mas nao e falta de respeito, simplesmente uma figura divertida, aqui a tradiçao e tao grande que sempre alem do caganer tradicional com a barretina da gente de campo aqui da Catalunya tambem se faz figuras famosas, como no caso Messi que atualmente e um dos jogadores mais queridos por aqui.

O Cava, e assim mesmo em masculino, o cava e o espumante aqui da Catalunya, nao pode faltar nas festividades em geral, principalmente nas festas de fim de ano, a marca Cordoniu e a mais tradicional e extensao tem uma das covas maiores do mundo, perdendo apenas para duas da California. Anna Cordoniu como vemos no detalhe da foto e uma das mais tradiconais, e vale a pena comemorar o natal com ela.

CANELONES, prometo ainda neste mes de dezembro passar para voces a receita, nao tem perdao para nenhuma dieta, sao maravilhosos e um prato da ceia da vespera de natal, nochebuena como se diz em toda a España. Minha sogra, alem de todas as outras iguarias, entradas e sobremesas faz pelo menos 200 canelones, para a familia em torno de 10 pessoas.

 

TURRONES- Em toda a espanha se aprecia como uma das sobremesas, existem de varios sabores de gema de ovo, frutas cristalizadas, chocolate, frutos secos, amendoas e ate de coco.Os de Xixona e Alicante, sao os mais tradicionais.

E esta figura muito especial, o Caga Tio, uma figura mitologica que faz parte da cultura de aqui. A partir de agora do dia 08 de dezembro, dia da Imaculada, que inclusive e feriado começam a colocar varios presentes dentro e doces, no dia de natal fazem o caga tio fazer caca e saem de la os presentes, as crianças batem no caga tio para quele coloquem para fora o que vai dentro… mais os presentes aqui principais sao mesmo trazidos pelos reis magos. Ah, uma coisa importante o Caga Tio segundo alguns historiadores seriam os inspiradores das arvores de natal e os presentes, por isso e um tronco de arvore de verdade, onde se vendem ja com uma carinha divertida. Aqui esta um pouco das diferenças do mesmo espirito natalino que esta presente pelo mundo…

PATRICIA CASSEMIRO, BARCELONA

Anúncios

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Cultura, Curiosidade, Eventos, Gastronomia, MEME das Antigas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Meu lugar preferido em 2010: natal em casa! #meme 8º

  1. Larissa disse:

    Nossa! Meu estômago chegou a dar um ronco aqui, só de ver a foto dos canelones… que delícia! Mnham!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s