HAVANA, porque ir para lá

Eu demorei quase uma semana para escrever sobre CUBA, uma ilha no meio do Atlântico que vive a contradiçáo de ter passado por colonizaçáo, revoluçáo e viver até hoje uma ditadura de esquerda. Mas, o bom de tudo é que no meio de tanta história sempre nasce algo pitoresco, seja no swingue e humor dos cubanos com seu espanhol rápido e cortado, com idéias amplas e muita filosofia. Seja na contradiçáo da arquitetura da periferia da capital do país, com sua história na arquitetura colonial. Seja na poesia negra e inspiraçáo do cheiro de Havana, no mistério da religiáo afro ou nas lembranças que por suas ruas viveram pessoas como o escritor Ernest Hemingway que além de ter escrito best sellers como: o velho e o mar, escreveu que seu mojito  era na Bodeguita do Meio e seu daiquiri na Floridita… Havana, está diferente da cidade de dez anos atrás, os seus prédios coloniais começam a ser restaurados e pouco a pouco, e entre os carros dos anos 50 já se encontra uma loja da peugeot. Mas, a alma da revoluçáo, do sonho possível de homens como Che Guevara e Fidel ainda vive através das almas dos cubanos.

Eu que gosto de charuto e amo os Cohibas prefiro comprar mesmo com quem sabe, porque mesmo visitando o museu de puros(como se chama charuto em español), o melhor preço e a garantia ainda fica em comprar com o amigo cubando de confiança… mas, o rum especialíssimo eu náo resistir e me atrevir a pagar mais de 40 euros por uma garrafa reserva…esse náo é para fazer mojitos porque como nossa cachaça, caipirinha boa é com cana clara e náo envelhecida, mas para apreciar lentamente o sabor forte, amargo e inebriante de Cuba.

Minha amiga Karina , viajante de carteirinha: perguntou quero sua impressáo.. de Havana, e eu respondo: Karina, entre os seus roteiros fantásticos, coloque Havana, antes que a praça da revoluçáo náo recorde mais a voz do seu líder Fidel, quando ainda tem a preguiça poética do estar na rua dos cubanos… enquanto existir o táxi de coco e o melhor daiquiri do mundo, comprovado quando eu e  Benja tomamos 10 de uma só vez na Floridita..e a Bodeguita do Meio ainda cobrar apenas 4 euros por um mojito feito náo só de rum, limonada e menta…mas, de história e lembranças!

 Para você ter uma idéia, apesar de todo o cruzeiro eu ter ainda muito para contar com o Caribe mexicano, suas ruínas e estruturas para viver e desfrutar do sol,  além de golfinhos adestrados e raias em pleno arrecifes naturais, eu prefiri falar desse país que mesmo com a queda do muro de Berlim, sustentou e resistiu no sistema comunista em nosso planeta.

Com os cubanos tem que saber dizer náo! para náo sair comprando gato e querendo pagar lebre por livre espontanea vontade, contudo tem que ter o coraçáo e a alma dizendo sempre sim! para provar, ver, sentir, ouvir e entender o que é CUBA.

tim tim e tudo isso…vc ainda imagina embalado pelo ritmo quente da música cubana….PATRICIA CASSEMIRO, HAVANA, JANEIRO 2011

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Arquitetura, Uncategorized, Viagem e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para HAVANA, porque ir para lá

  1. soraide disse:

    amiga,
    texto maravilhoso! senti-me transportada !
    vcs estão lindos !!!!!!!!!!!!!
    bjs grandes

  2. manu disse:

    ah minha querida paty ! cuba é q teve o imenso prazer em receber vcs ! brinde ao casal ! viva !

  3. Fabiano Antunes disse:

    Paty, parabens pela reportagem digna de um jornal de grande circulação e respeito. Perfeita! As fotos estão show, morro de vontade de conhecer Cuba….um dia irei! Assim como irei nas “Zoropa” rs….te visitar. Bjao, saudade desse sorriso folgado folgado….

  4. Renata disse:

    Gostei da sua descrição. Mas uma amiga que foi recentemente ficou um pouco chocada, pois no hotel as funcionárias vinham pedir para por favor ela ficar com algumas correspondências para enviar pelo correio fora de Cuba. E também pediam para trocar os acessórios dela, brincos, pulseiras, piranha de cabelo, por regalias no hotel. Vc passou por isso??

  5. gate4 disse:

    todos obrigadáo pelo incentivo como faz bem ouvir os comentários de cada um, Renata amada…obrigada também por sua participaçáo…
    …Na verdade náo minto que existam contradiçóes…como falo ligeiramente da arquitetura da periferia de Havana e Havana colonia… Mas, quero adiantar que Cuba náo tem nada além que possa chocar do que conhecer nosso Brasil, que as vezes com suas desigualdades possa inclusive chocar muito mais… Talvez sua amiga náo seja brasileira e náo faça parte de nosso continente AMÉRICA.
    Mas, deixo os toques pelos náo que temos que dizer e pelo SIM que temos que sentir…

    espero ter respondido sua pergunta amada e caso vc queira saber mais pode escrever estamos a disposiçáo….

    abraços fortes
    PATRÍCIA CASSEMIRO- GATE 04

  6. Monica Ayub disse:

    Paty,

    Fico tão feliz que você tenha se encontrado. Admiro sua coragem e sua forma de levar a vida. Lindo o seu texto sob re Cuba. Você conseguiu ver a alegria que existe na alma cubana, mesmo com o exterior cinza e triste – minha impressão da ditadura, seja de esquerda de direita ou qualquer cor que tenha. Mande sempre notícias. Um beijo sempre com carinho , Mônica Ayub

  7. Elenice Godoy disse:

    eu ja vi e achei o maximo, as fotos estao lindas! parabens amiga por transformar um lugar tao decadente em tanta beleza.
    bjs,

  8. JAIMAR CHEDID disse:

    Adorei o post Paty. bjs

  9. ana cassemiro disse:

    Paty, vc é realmente uma pessoa especial (não só para mim), quem tem esses olhos para identificar o lindo e lições em qualquer lugar e situações merece muita luz, obrigada por sempre aprender e ensinar….te amo, saudades mAninha!

  10. Flavia disse:

    Tia, vc é muito legal, engraçada, especial…E espero q sempre lembre q mensmo não sendo literalmente da sua família te considero minha tia!Bjs, estou com muitas saudades!!! :*

    • gate4 disse:

      FLÁVIA

      o que quer dizer náo ser literalmente da família???? lógico que vc é da família…só esqueceram de colocar CASSEMIRO no seu sobrenome, mas, gravaram nosso jeito especial na sua alma…. náo é verdade???
      beijinhos, petonets em català
      tia paty

  11. Paty, Parabens!!!
    Tudo Lindo que viagem linda… que post lindo…
    E OLHA A COINCIDÊNCIA:
    ESTE (agora) É O 1.000 (MILÉSIMO) COMENTÁRIO
    E FIZEMOS 400 POST,
    ESTE SEU POST É O NUMERO 400.
    bjs amiga vc esta linda!!! Beta

    • gate4 disse:

      ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      bingo Beta, o bom é que vc sempre traz um número especial para nosso trabalho, tb agradeço pelos elogios, mas tudo isso náo seria possível com a sua beleza e afinco de ver nosso trabalho GATE04

      BJS

      saudades

      PATY

  12. Olga disse:

    Hola Patricia, soy Olga… Me han gustado las fotos aunque hay poquitas, ya me mandaras el texto traducido sino no entiendo nada, jaja!! Muy guapos los dos, bsos.

  13. ceça disse:

    Paty

    Parabéns pela matéria, as fotos ficaram lindas, a suas observações foram perfeitas, e o casal está arrasando!!!!! LINDOS……
    Amo vocês
    Ceça

  14. edilene ramos disse:

    Querida paty ,

    Que materia linda!! Aliás seus textos estão cada vez melhores.Parabens .Vc consegue captar os pormenores ,mas que fazem a diferença.Todo o felling e a sensibilidade da Paty produtora/apuradora agora estão sendo colocados em prática com sua assinatura.Que bom amiga,fico feliz. Mesmo de longe ,torço e vibro com suas conquistas e vitórias. Ah e que casal lindooo!!

    bjs,

    edilene

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s