Carnaval e Joana Lira é Recife

betania sampaio Estava na Livraria de Vila, nos Jardins, procurando um livro que me inspira-se nas minhas bijus, não queria algo didático mais sim que tivesse ¨emoção¨, vi o livro da Joana Lira, a principio me chamou atenção pela capa, com muitas cores e ao saber que era Recifense BINGO! Nem pensei duas vezes, comprei.
Chegando em casa comentei com a Paty (pelo skype), ela a conhecia e tinham até amigos em comum, tive o prazer de conhece-lá pessoalmente num evento. Adorei.
Então resolvi fazer este post quando recebi um e-mail da Joana com os últimos trabalhos que serão exposto no CARNAVAL DE RECIFE DE 2011. Vejam que lindo:

Ah!Encontrei no blog Maria Mole falando um pouco sobre a Joana Lira(veja lá).

recife frevogate4gate4 Joana escreveu:

” Queridos, como os mais chegados já sabem, este vai ser meu derradeiro ano na cenografia do carnaval do Recife. Mando aqui alguns dos desenhos que estarão presentes nas ruas da cidade, e o texto de despedida (ou aposentadoria, como preferir) que formulei para a imprensa pernambucana, explicando um pouco da minha saída e da inspiração do carnaval 2011.

Grande abraço, ¨ Joana Lira

O fim de um ciclo

O ano de 2011 será o de minha última participação no projeto do Carnaval Multicultural do Recife. Eu me despeço da cenografia para voltar à minha essência, ao que sempre fui: uma eterna foliã. Ao analisar minha trajetória, concluo que preciso seguir meu caminho. Não desejo ser apenas a criadora de uma grande descoberta. Nem muito menos virar uma fórmula de mim mesma. Este projeto é especial demais para andar paralelo a este tipo de questionamento. Nos dez anos aos quais me dediquei a ele, fui inteira. Dei minha alma, meu tempo e meu amor. Agora fecho minha participação segura, com a certeza de que contribui com tudo de melhor que eu tenho.
Sou enormemente agradecida ao arquiteto Carlos Augusto Lira, meu pai, pelo convite em trabalhar em conjunto, e à Prefeitura do Recife (em especial ao Prefeito João da Costa e sua Marília, ao ex-prefeito João Paulo Lima e Silva e ao ex-secretário de cultura João Roberto Peixe, que com sua visão de designer nos ajudou a implantar a identidade visual do carnaval recifense), por me darem a oportunidade de crescer profissionalmente e emocionalmente ajudando a criar um projeto cenográfico de porte urbano para minha festa predileta. Este projeto mudou minha relação com o desenho. Só com ele pude entender quão infinitos são os limites que um traço pode alcançar.
Felicidade maior ainda tive este ano com a chance de ter como tema da cenografia, pela primeira vez em dez anos, na vida e obra de uma mulher, a artista Tereza Costa Rêgo. A paixão de Tereza pela vida e a intensidade de suas mulheres foram os tópicos principais com os quais me identifiquei e nos quais vi características similares à alma carnavalesca.
Com o desejo de aliar diretamente a obra de Tereza a uma homenagem pessoal minha à festa, entendi que todos os desenhos deveriam remeter diretamente a personagens conhecidos do carnaval pernambucano, fosse no movimento, fosse nos adereços. Por este motivo, optei por extrair dos desenhos de Tereza não os contornos, mas o conceito (sensualidade, intensidade, supremacia feminina, inserção de bichos, liberdade, imaginário do bordel).
Para dar movimento aos personagens carnavalescos, fiz uma vasta pesquisa paralela. Busquei, por exemplo, no balé do russo Vaslav Nijisky os movimentos sensuais dos corpos das mulheres da Ponte Nua e Crua (pontes Duarte Coelho, Buarque de Macêdo e Maurício de Nassau). Da equação formada pela obra de Tereza e por minhas pesquisas, surgiram ainda as damas do paço sensuais carregando bichos, as passistas de olhar misterioso, as caboclinhas indiscretas e as rainhas de peito nu.
Desejo que todos os foliões se apaixonem por estes personagens como eu me apaixonei. E que consigam ver neles, além do lado profano da festa, o lado lúdico, da graça, da ousadia e, principalmente, do amor.      Assim fecho meu ciclo.

Betânia Sampaio, 13:20h. São Paulo

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, Acessorios-Bijouterias, Beleza, Cultura, Design, Jornalismo-Ultimas, Livros-Revistas, Mulher, Recife-Pe, Reflexões-Poesia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

