Espirítismo

Carol recomeçou os estudos sobre religiões, atualmente estudando Judaísmo (em breve iremos visitar uma sinagoga, em seguida conto como foi). Carol já conheceu um pouco do Islamismo, Budismo (inclusive a Paty já começou a falar um pouco sobre Judaísmo).

Como freqüento o Centro Espírita de Educação-IEE, pedi para que Passarinho, palestrante da casa, explicar um pouco sobre o Espiritismo. E ele gentilmente atendeu minha solicitação. Obrigada Betânia Sampaio, 10:30h. São Paulodopassarinho, Betânia Sampaio

O espiritismo até tem um costume de como realiza seus encontros semanais, as preces, os passes. Mas a forma não é tão importante. Muito pelo contrário, quanto menos caracterizações, melhor.

A casa espírita é simples, sem altares, sem líderes religiosos e sem uma organização centralizadora.

Tudo isso porque o espiritismo não quer distrair seu frequentador da questão principal: como evoluir seu espírito, fazer sua reforma íntima e crescer moral e intelectualmente nesta encarnação.

A base do espiritismo é a crença na reencarnação. A vida é uma escola, onde o espírito aprende na prática, na experiência, o que precisa para sua evolução.

Fomos criados puros e ignorantes. Nas diversas existências vamos aprendendo, convivendo, errando, corrigindo mas, acima de tudo, crescendo como entidades que um dia, sem exceção, chegarão ao estágio máximo da evolução. E, então, não precisaremos mais reencarnar.

Quem disse tudo isso foram os próprios espíritos, a Allan Kardec, nos anos 50 do século 19, na França.

Kardec pesquisou fenômenos mediúnicos muito comuns na época e, por meio desta pesquisa, conseguiu questionar os seus autores, nada mais do que espíritos desencarnados.

Para conhecer uma casa espírita, a melhor reunião é a chamada “pública”. Todos os centros possuem esta reunião. Nela, um palestrante fala por uns 45 minutos sobre um tema espírita. Após a palestra, é feita uma prece. A reunião termina com passes, que são transmissões de energias espirituais a cada pessoa, uma a uma, através de um médium, por meio da imposição das mãos em sua cabeça.

Na casa espírita é possível se aprofundar na doutrina, por meio de diversos cursos. A caridade está no centro do trabalho espírita, juntamente com a educação doutrinária. Por isso todo centro espírita tem projetos sociais e de caridade.

Todas as doutrinas, todas as religiões são importantes e fazem muito bem a seus seguidores e à humanidade em geral, quando não utilizada para a guerra, para a discórdia.

O importante não é qual a religião a pessoa segue e sim qual o bem que a própria pessoa faz com essa religião. Bem para ela e para o próximo.

José Rodrigues Passarinho

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, 5.CONVIDADO ESPECIAL, Inspiração QB, Reflexões-Poesia, Religião e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Espirítismo

  1. Passarinho disse:

    Betânia, muito bacana esse trabalho que a Escola Viva faz e isso vai enriquecer muito a formação da Carol, com certeza. Que legal você também abrir esse espaço no seu blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s