Espaços urbanos no Recife

recife

arqDEBATES realiza evento para discutir o futuro dos espaços urbanos no Recife

O arqDEBATES, evento organizado pelo diretório acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFPE), coloca em discussão no dia 23 de março as mudanças nos espaços urbanos urbanos do Recife que estão em processo de andamento com promessas de mudar e requalificar alguns ambientes públicos.

Na sessão do arqDEBATES o arquiteto Zeca Brandão, coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU), apresentará o projeto Porto Novo que prevê a reforma e novo uso de seis armazéns localizados na área não operacional do Porto do Recife. Além da recuperação dos armazéns haverá a urbanização de todo o entorno, possibilitando a integração e o acesso à área do porto.  Já Milton Botler, presidente do Instituto da Cidade, fará uma apresentação sobre o projeto de Requalificação do Centro que pretende retomar o papel referencial de comércio, serviço e moradia do centro. Para que isto seja possível, estão sendo realizadas uma série de ações estruturadoras e de suporte que contaram com a participação da população e instituições de naturezas diversas.

A intenção da sessão não é apenas de uma audição passiva sobre as operações urbanas no Recife, mas de mobilizar o público presente a participar das discussões nas mudanças de configurações espaciais na cidade. Cada convidado fará uma apresentação com os principais projetos e em seguida será aberto o debate com a platéia.

O evento tem início às 19h no mini auditório do Centro de Artes e Comunicação (UFPE). É aberto a todos os interessados.

Zeca Brandão, Arquiteto formado pela FAU Bennett do Rio de Janeiro, em 1980. Realizou mestrado em Housing Studies na Architectural Association School of London (AA School), de 1987 à 1988, e doutorado em Urban Design na mesma escola, no período de 1999 à 2004.Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Laboratório de Arquitetura e Desenho Urbano (LADU), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). Atualmente é Secretário Executivo de Planejamento do Estado de Pernambuco e coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU).

Milton Botler, Arquiteto e urbanista, mestre em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, lecionou arquitetura e urbanismo nas faculdades Esuda e FAUPE. Dentre as funções públicas que exerceu, foi gerente de projetos no Arquipélago de Fernando de Noronha, Diretor de Patrimônio Histórico no Estado de Pernambuco, Diretor de Programas Especiais na URB-Recife e Coordenador do Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Ministério das Cidades. Hoje preside o Instituto da Cidade – Engenheiro Pelópidas Silveira, órgão municipal voltado ao desenvolvimento dos planos e projetos urbanos decorrentes do Plano Diretor e ao planejamento estratégico da cidade.

– Projeto Porto Novo: Zeca Brandão (NTOU + UFPE)

– Requalificação do Centro: Milton Botler (Instituto Pelópidas da Silveira)

arqDEBATES – Dia 23/03 – 19h

Mini auditório 2 – CAC – UFPE – Acesso Livre

Betânia Sampaio, 22:30h São Paulo, Dica de post da Fabiola Oliveira


Anúncios

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, Arquitetura, Recife-Pe e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Espaços urbanos no Recife

  1. Pingback: Carnaval de Arquitetos | Gate04.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s