Olinda, roteiro e Arquitetura

Oi, arretada Betânia, a seu pedido, segue o texto, com dicas  sobre Recife e Olinda

UM ROTEIRO PARA SE CONHECER RECIFE E OLINDA

SEGUNDO O OLHAR DO REPÓRTER               José Wolf

(segunda parte) OLINDA? QUE MARAVILHA!

Ao conhecê-la, nos anos 80, vindo de João Pessoa, me rendi a seus encantos, mistérios e segredos. Acompanhado pelo então garoto Renato Costa (que, por sinal, está completando seu curso de Arquitetura),  filho de meus amigos Teresinha e Felipe, ao subir as ladeiras, bebi muita água de coco e me deliciei com as tapiocas de queijo. Além de contemplar o pôr-do-Sol no Alto da Sé.

Aliás, voltei à Olinda várias vezes, inclusive, no início deste ano. Assim, à luz dessa peregrinação, experiência  e paixão, sugiro:

– hospedagem – em lugar de Recife, hospedar-se na  Pousada 4 Canto, no coração de Olinda. Além de seu astral agradável, com vista privilegiada para o Alto da Sé, o preço de permanência é mais acessível. Ali, por sinal, conheci, um dia, as arretadas Betânia, Vitória, Melânia  e Tereza.

Olinda

O que visitar e ver:

–       pra começar, o Convento de São Francisco, com seu campanário emblemático, onde segundo me revelou o arq. Mario Botta, ele  gostaria de morar. O Mosteiro de São Bento, cujo altar-mor majestoso banhado a ouro participou de uma exposição montada pelo MOMA, em Nova York

Ali, onde viveu meu amigo dom Bernardo, com quem estudei na Universidade Gregoriana de Roma, você poderá participar de algum culto litúrgico cadenciado pelo  suave canto gregoriano dos monges beneditinos;

Próximo daí, está a casa onde vive Alceu Valença, que definiu Olinda como a “cidade-festa”!Alto da Sé?

Segundo minha visão, constitui o cuore ou coração de Olinda. Afinal, ali, situa-se a Catedral da Sé, na qual está sepultado o corpo de Dom Helder Camara, ex- arcebispo emérito de Olinda e Recife, cujo nome, inclusive, foi elencado pela mídia como um dos possíveis papáveis (candidato a papa)  depois da morte de Paulo VI, nos anos 80.

Ali está, também a histórica caixa d´água de Olinda projetada por Luis Nunes, cuja volumetria plástica se assemelha muito à do Ministério da Educação do Rio, pois a fonte de inspiração foi a mesma: Le Corbusier.

No Alto da Sé, há, ainda, o Cantinho da Sé, onde se pode curtir pratos à base de peixes e macaxeira (mandioca) e xarque,

Para chegar até lá, há duas opções: o da ladeira da Misericórdia, que exige preparo físico ou a rua do Amparo; Sugiro a rua do Amparo, na qual se encontram ateliês de vários artistas e artesões  famosos de Pernambuco.

Ali, inclusive, está o restaurante Oficina do Sabor, onde se pode curtir um prato irresistível: o camarão na moringa; Que concorre com o tradicional Mourisco;

Próximo daí, está a casa do saudoso Borsoi e Janete Costa, um verdadeiro acervo de arte, incluindo o famoso cavalinho de carrossel que Janete  adquiriu em Portugal, transformando-o em marca registrada de sua vasta criação.  Não deixem de visitá-la, na rua do Amparo, 60;

Serenata: às sexta-feiras, à noite, não deixe de participar da emocionante serenata, que percorre as principais ruas históricas da encantada Olinda.

Cores e telhados – E, para finalizar, não deixe de curtir os telhados, portas, mouriscos e as cores das fachadas das casas e dos sobrados de Olinda. Não conheço outra cidade tão colorida. Como me declarou Suassuna numa entrevista “as cores são pra alegrar os olhos de Deus”!Ver Post: (primeira parte) RECIFE

Postagem e fotos, Betânia Sampaio

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, 5.CONVIDADO ESPECIAL, Arquitetura, Cultura, Recife-Pe, Viagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Olinda, roteiro e Arquitetura

  1. Pingback: Recife, roteiro e Arquitetura | Gate04.com

  2. Pingback: Pernambuco é assim… | Betania Sampaio

  3. Elisabete Pereira disse:

    Olinda e uma cidade belissima,porem o seu gestor esta acabando com ela,nao podemos deixar que continui assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s