Recife, roteiro e Arquitetura

Oi, arretada Betânia, a seu pedido, segue o texto, com dicas  sobre Recife e Olinda

UM ROTEIRO PARA SE CONHECER RECIFE E OLINDA

SEGUNDO O OLHAR DO REPÓRTER       José Wolf

(primeira parte) RECIFE

Sinal vermelho! Pra começar, lembre-se que Recife, ao lado do Rio, São Paulo e Salvador  de acordo com pesquisas, são cidades com alto índice de violência. Portanto, todo o cuidado é pouco. Assim, recomenda-se: cuidado com o celular, o relógio, carteira e, inclusive, com as máquinas fotográficas e câmeras de filmar. Portanto, quanto mais simples, melhor!

Sinal amarelo! Ao chegar, observe a escala faraônica do novo aeroporto, no qual foram investidos milhares de reais. Com certeza, um péssimo exemplo da má aplicação  do dinheiro público. Que vergonha! A meu ver, o antigo aeroporto, numa escala menor, era mais acessível e acolhedor.

Sinal verde! Quanto à cidade, fantástica, peculiar e eclética, haveria muito a destacar e a lembrar. Pra começar, não se esqueça  que Recife, banhada pelos rios Beberibe e Capibaribe, além de canais, é celebrada como a Veneza brasileira. Daí, suas pontes são fantásticas, E não se esqueça, também, que Recife foi o berço do movimento “mangue beat” pilotado por Chico Science e do grupo Nação Zumbi. Além de ser o berço do poeta João Cabral de Melo, de Gilberto Freyre, autor do  clássico “Casa-Grande & Senzala” e cidade adotada pelo dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, autor do inesquecível “O auto da Compadecida”, além de Antonio Nóbrega e outros..

O que ver?

–       a orla da Boa Viagem, na qual pode-se observar edifícios marcantes projetados por arquitetos pernambucanos brilhantes , entre os quais, Acácio Gil Borsoi, Alexandre Castro e Silva,  Carlos Fernando Pontual e Jerônimo Cunha Lima, Vital Pessoa, José Goiana e o português Luis Nunes etc., além do egrégio  Marco Antonio Borsoi, E, também, o parque dona Lindu (em homengem à mãe de Lula), de Oscar Niemeyer.

Recife

Praia de Boa Viagem - Recife

–       Mas, como praia é, a meu ver, desculpem-me, a mais  sem graça do litoral nordestino, além da ameaça dos tubarões e dos chamados ratos (ladrões pivetes) de praia. Opte, portanto, por outros locais como a praia do Pina;

–       Parque dos Guararapes: local que foi palco final da batalha entre os invasores portugueses e holandeses,  de onde se tem uma visão  fantástica da Grande Recife;

–       Mercado S. José: um clássico projeto arquitetônico em estrutura de ferro, onde se pode encontrar produtos e especiarias próprios da região;

–       Casa da Cultura: onde se pode comprar peças de artesenatos regionais, que foram tão valorizados pela divina arquiteta de Interiores Janete Costa ;

–       Pátio de S. Pedro, onde há uns barzinhos da hora, para se bebericar e degustar bolinhos de macaxeira etc;

–       Recife Antigo: onde se encontra o Marco Zero da cidade,  um passeio imperdível. A meu ver, um dos points mais belos da polifônica cidade do Recife;

Recife

Recife Antigo

–       Brennand: mas não se esqueça de visitar, a alguns quilômetros de Recife, a chamada “catedral de Brennand”, com suas esculturas fálicas e eróticas. Além disso, ali, há uma capela fantástica projetada pelo mago arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

–       Madre Tereza . Além disso, procure conhecer a história da incrível arquiteta e arqueológica Tereza Simis Borsoi, que construiu sua casa numa antiga área de invasão, a partir da qual mudou o desenho da área e os hábitos da comunidade local. Em função disso, com carinho, comecei a chamá-la de “madre Tereza”, do Recife numa alusão à atuação da  madre Tereza de Calcutá.

Shoppings? Há vários, mas o meu preferido é o Guararapes projetado pelo eclético arq. José Goiana. Até parece uma catedral gótica! Além disso, a cidade abriga muitos museus, igrejas históricas, como a catedral de S. Pedro dos Clérigos, a basílica e convento de N. S. do Carmo, galerias de arte etc. Sobre a arte, quem poderá informar melhor é o antenado e nobre farejador cultural e marchand Roberto Nóbrega.

Ver Post: (segunda parte) OLINDA? QUE MARAVILHA!

Postagem e fotos, Betânia Sampaio

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, 5.CONVIDADO ESPECIAL, Arquitetura, Cultura, Recife-Pe, Viagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Recife, roteiro e Arquitetura

  1. Pingback: Olinda, roteiro e Arquitetura | Gate04.com

  2. Silvia disse:

    Adorei a matÉria….Amo essa Cidade!!!
    Recifé…. Me aguarde!!!
    bjinho BE.

  3. Silvia disse:

    Adorei a matéria….Amo essa Cidade!!!
    Recife…. Me aguarde!!!
    bjinho BE.

  4. Pingback: Pernambuco é assim… | Betania Sampaio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s