o que é páscoa?

PÁSCOA: Significa passagem e a história mostra que a “festividade” que hoje também é cristá, foi originária de uma das três festas principais do judaísmo:Pessach (do Ivrit (hebraíco) :פסח, ou seja, passagem), é uma recordaçáo da noite esperada da última praga do egito onde os judeus até hoje devem lembrar essa última noite de escravidáo, onde mataram sua ovelha e passaram o sangue na frente de suas portas, onde dizia-se que a praga levaria o primogênito de cada casa no Egito. Por tanto: essa noite se come uma erva de sabor forte(rábano muitas vezes) e um páo ázimo sem trigo, lembrando o que passaram os judeus naquela última noite e náo, o exodo no deserto como muitos confundem. A páscoa judaíca data-se de mais de 3.500 anos, depois os cristáes com suas raízes no povo hebreu tomou para si a data traduzindo em outra passagem na morte e ressucitaçáo de Jesus Cristo, ou seja, a libertaçáo dos pecados de todos.

Também pelo calendário demonstra-se que a páscoa é a passagem no hemisfério norte do inverno para a primavera, mas a verdade que esse florescimento, festas, recordaçóes, religióes, atualmente faz parte de nossos dias, a páscoa aqui na España é comemorada mesmo no dia da segunda-feira, para os judeus no sábado e para muitos o domingo de páscoa. O mais importante é que é um tempo de mudança, de passagem, sempre, sempre existe a erva amarga, tudo o que muda dói, incomoda, mas, também com ele a esperança do novo, do que continuaremos vivos, sobrevivermos as adversidades, entre tantos significados, ovos de chocolates no Brasil, monas de páscoas, que lembram bolos infantis e seus confeitados por aqui, ou os canticos e o páo azimo judeus, o importante é encontrar sua saída, seguir o caminho, mesmo que curvo, mesmo que sombrio, mesmo que estreito, longo ou parecer sem fim, atravessar…passar, só assim seremos um novo povo, um novo ser, libertados de nossos medos, de nossas condiçóes de escravos de algumas amarras que nós mesmas a colocamos, de pessoas, de desenganos, de vícios, de condiçóes e metas inatingíveis, caminhemos, andamos, voamos, pedalamos, patinamos, mas o importante PASSEMOS para um misterioso , porém NOVO MOMENTO….

Patrícia Cassemiro,Barcelona, 10:30 am

Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 1.PATY CASSEMIRO,ES, Cultura, Curiosidade, Oportunidade, Reflexões-Poesia, Religião e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s