Guerreira Melânia, com carinho

Caros Oliveira e Betânia, segue, com pesar,

meu texto em homenagem à nossa amiga Melânia:

da esquerda para direita, Melania, Élo Maia, Tereza, José Wolf e Gloria Bayeux, 1992

Melania, Élo Maia, Tereza, José Wolf e Gloria Bayeux, 1992 (da esquerda p/ direita)

Que ironia: no mesmo dia (2 de maio de 2011), que a mídia internacional proclamou aos quatro cantos  do mundo a morte do anti cristo Bin Laden, chega, para um círculo menor  – não de terroristas, mas de amigos – a triste notícia: morreu Melânia Forest.

Conforme já registrei num texto, conheci a Melânia, nos anos 80, na Pousada 4 Cantos, em Olinda, quando uma equipe de alunos da ex-Faupe, foi me convidar para participar de um jantar comemorativo da formatura da turma num restaurante chinês, em Recife.

Da equipe, faziam parte o franciscano Luiz Augusto, as  articuladas Tereza Simís, Vera Menelau, Betânia Sampaio, a arretada Vitória Régia Andrade, que a duras penas, conseguiu organizar um dos mais belos Congressos Brasileiros de Arquitetos, além da Melânia.

Com astral jovem, alegre, comunicativo, ela me conquistou, principalmente, pelo seu lado místico. Ao longo do tempo, trocamos, via Correios, muitas correspondências e confidências. Suas cartas sempre chegavam num envelope azul.

Turma da faupe

Formandos de 1991 FAU-PE

Com performance sensual e cabelos negros longos de fazer inveja a muitas princesas, ela arrematou corações de muitos arquitetos paulistas, quando veio a São Paulo para participar de uma Bienal Internacional de Arquitetura, em 92.

Confesso, porém, que deixei de conhecer melhor seu  lado profissional, que foi alimentado pela Arquitetura, pela Arqueologia e, inclusive, pela Docência.

Ao passar por Recife, na passagem deste ano, fui, a convite de Tereza, visitá-la.

Apesar de fragilizada fisicamente, nos recebeu em seu despojado apartamento, ao lado de sua filha Renata, com alegria, a ponto de seus olhos brilharem de emoção, quando nos viu. Mas, ao nos despedirmos, ela reagiu, com humor:

– Êta, visita de médico!

 Ao partir, ela nos deixa, enfim, como legado, uma grande lição: o da resistência e da ternura. Boa viagem, brava guerreira!  

José Wolf

Compartilho desta perda desejando que a Melânia seja bem recebida no plano espiritual, e que haja muita tranqüilidade nesta passagem, também desejo, especialmente a sua família que todos tenham força nesta hora.

Betânia Sampaio


Sobre gate4

Prepare-se para uma Super Viagem! GATE 4 - Betânia, Patricia, Leo e Você. Cada um, em um lugar, cada um, com um olhar... São Paulo-BRASIL, Barcelona-ESPANHA, San Francisco-ESTADOS UNIDOS E Você ONDE ESTÁ? , Vamos juntos. Vamos amar sua companhia.
Esse post foi publicado em 2.BETÂNIA SAMPAIO,SP, 5.CONVIDADO ESPECIAL, Arquitetura, Eventos, FAU-PE amigos de sucesso, Jornalismo-Ultimas, Recife-Pe, Reflexões-Poesia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Guerreira Melânia, com carinho

  1. Fabíola disse:

    Minha amiga, siga em paz!

  2. TEREZA CRISTINA SIMIS disse:

    Com Melânia compartilhei muitas experiências e vivências. Aprendi selecionar e elencar os valores que guiaram nossas vidas e principalmente, conheci o verdadeiro sentido de uma amizade. Nossa relação afetiva será eterna, porque envolveu o conhecimento mútuo e a afeição!
    Salomão escreveu a sabedoria da Amizade em seus Provérbios: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão”. (Provérbios capítulo 17, versículo 17).
    Vai com Deus, amiga!!!

  3. Cristiane Louise disse:

    “Saudade é solidão acompanhada,
    é quando o amor ainda não foi embora,
    mas o amado já…”(Pablo Neruda)
    Nos sentimos hoje orfãos da sua maravilhosa presença, mas amando-a incondicionalmente.

  4. Fabíola, Tereza e Cris, muito obrigada pelo depoimento de vcs, estão lindos! bjs Betânia

  5. gate4 disse:

    Meus queridos, quantas lembranças seguem em nossos corações desta pessoa sofrida, desta pessoa plena, desta pessoa amiga, solidaria e bonita… Seus longos cabelos, seus olhos negros, profundos, sua esbelteza fugaz. Fugaz foi sua existencia, todos nos perdemos, poderia ser mais, muito mais…
    Vitoria (Comentário que a Profª Vitória pediu para colocar no Texto da Melânia)

  6. Rodrigo Forest disse:

    Hoje ao ver os comentários de pessoas, de nomes que sempre foram constantes na boca de minha mãe, vejo, que de alguma forma ela conseguiu transmitir a sua essência, seus valores e sua força.
    Desprendida das coisas materias e de uma força espiritual, conseguiu criar os filhos e deixou exemplos que não poderiam ser herança maior.
    Como filho posso falar para você Wolf : Você sempre foi comentário e motivos de sorrisos.
    Tereza, não dar para falar em minha mãe como professora, arquiteta e arqueologia sem falar de você…tantas noites em claro, me lembro bem, tantos sonhos…tantos obstáculos mas sempre com uma boa gargalhada no fim.
    Sei que nesses últimos momentos, todos nós ficamos com aquele sentimento de que podíamos ter feito um pouco mais…Mas ela partiu sabendo que a melhor parte de sua história ela viveu com vocês.
    Betânia, obrigado pelo depoimento….obrigado pelo carinho, me sinto afagado nesse instante.
    Saibam, que não é porque ela partiu que ela se tornou melhor ou pior do que ela era. Ela continua sendo a pessoa que sempre foi…. UMA LUZ NO MEIO DA ESCURIDÃO

    Mãe…plagiando e modificando nosso amigo Paulo Coelho posso dizer :
    “Você foi a esperança nos meus dias de solidão,a resposta dos meus instantes de dúvida, a certeza nos momentos de fé.”

    Obrigado amigos

  7. Rodrigo Forest disse:

    Acolhe favoravelmente, ó Deus de bondade, a prece que vos dirijo pelo Espiríto da minha AMADA MÃE.

    Fazendo-lhe percerberas tuas luzes divinas, e facilita-lhe o caminho da felicidade eterna !!

    Permita que os Bons esperitos levem até ela as minhas palavras e o meu pensamento.

    E tu, MÃENZINHA QUERIDA !, que eu tanto queria neste mundo, ouve a minha voz que te chama para dar-te uma prova da minha AFEIÇÃO !!

    Deus permitiu que fosse libertada, antes de mim, e eu não poderia demonstrar egoísmo, porque isso se equivaleria a desejar que continuasses sujeita às penas e ao sofrimento da vida.

    Espero,pois, com resiguinação, o momento de nossa união, nesse mundo mais feliz, a que chegaste antes de mim. Bem sei que nossa separação é apenas MOMENTÂNEA, e que, por mais longa que ela possa parecer, sua duração se esvai diante da eternidade de ventura que DEUS promete aos que nele crêer.

    Que a sua bondade me livre de fazer qualquer coisa que possa retardar esse instante desejado, e que assim me poupe a dor de não te encontrar, ao sair dessemeu cativeiro terreno.

    Ai minha MÃE, como é docê e consoladora a certeza de não haver, entre nós, mais do que um véu material, que te esconde teu olhar;

    A certeza de que podes estar aqui, ao meu lado, ver-me e ouvir-me como antes; de que não me esqueces, assim como não te esqueço ou minha mãezinha !!

    De que nossos pensamentos se confundem a todo instante, e que teu sorriso, e tua garra, e fé me segue ME AMPARANDO sempre!!

    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONTIGO !!

  8. Vivi disse:

    O Roberto tinha razao:
    Das lembranças que eu trago na vida, Mel é a saudade que eu gosto de ter.
    Só assim, sinto ela bem bem perto de mim outra vez.

    Vivi

  9. Pingback: Sociedade dos Poetas Mortos. ETERNOS | Betania Sampaio

  10. Pingback: Sociedade dos Poetas Mortos. ETERNOS | Gate04.com

Deixe uma resposta

